domingo, 13 de novembro de 2011

Minha "receita" de BOA FORMA





Hoje vou falar de um dos assuntos mais discutidos e lidos  dos ultimos tempos!!! DIETA
Me desculpem, mas tomei aversao a esse nome.
Prefiro me referir dessa maneira: Como ficar de bem com seu corpo, seu peso e voce!!!
Antes de mais nada, vou logo dizendo porque sou terminantemente contra ao termo DIETA!!!
Pq ninguem faz dieta a vida toda. Depois que me conscientizei disso eh que minha vida mudou e meu corpo tambem. No passado, me sentia uma verdadeira SANFONA, fazia TODAS as dietas da moda!!! Depois voltava a minha "errada rotina" e TUDO voltava em dobro...
Pense comigo: se voce se interessou por essa   materia, eh porque  voce esta com uns quilinhos a mais, concorda??? O que a maioria das pessoas fazem nesse momento??? Procuram fazer a melhor dieta que o mercado estah oferecendo nao eh mesmo??? Porque querem um resultado RAPIDO!!! As vezes levam um "longo" tempo ganhando peso e querem perder em pouco tempo(grande erro). Perdem o que estavam precisando perder, depois de "tanto" sacrificio,  ja com o corpitcho em forma... Param a dieta e voltam pra "velha" rotina  que com certeza tinha "muita" coisa errada e... O que vai acontecer??? Engordam TUDO novamente!!!
Se voce ta  fora de forma e engordando a cada dia, procure ver o que ta fazendo ou acontecendo de errado, analise seus habitos e rotina alimentar (se ta comendo muito ou errado, se estah ingerindo muito suco ou bebida alcoolica, se ta pulando refeicoes etc etc etc) Esse  foi meu primeiro passo. Sou nordestina, da Bahia, e so o meu cafe da manha era composto de: cuscus, ovo, pao com manteiga, cafe com leite, suco e uma frutinha... afff so de lembrar engordei 2 quilos... rsrsr Nessa epoca usava manequim 42(hoje 38).
O que resolveu meu problema foi me CONSCIENTIZAR e me DISCIPLINAR!!! Logico que voce nao pode comecar a agir radicalmente nem querer mudar tudo da noite pro dia, mesmo porque essa mudanca sera pra sempre e o resultado 100% SATISFATORIO. E olhe que  ainda luto ha 8 anos com HIPOTIREOIDISMO(problema na tireoide que lhe faz engordar ate com o vento!!!)...
A cada passo tomado, voce espera se acostumar, se familiarizar com os novos habitos pra partir pro proximo...
Como comecei:
Cortei fritura, gordura e acucar.
Comecei a ingerir mais saladas e frutas.
Me alimento a cada 3 horas no maximo, nao deixo meu metabolismo parar, isso tambem eh uma forma de comer menos.
Fujo de comidas condimentadas.
Nao tenho radicalismo com nada, logico que tem algumas coisas que sao "proibidas" pra quem quer ter uma vida saudavel, mas sempre lembro de uma frase do ABILIO DINIZ "o que engorda nao eh a excecao e sim a regra" concordo plenamente!!! Procuro ter uma semana HIPER saudavel, e um ou dois dias do Fim de Semana, BEBO(socialmente) e Saio pra comer fora, ou seja: ME LIBERO!!!
Se por acaso me excedo em algum dia da semana, no outro dia puxo o freio de mao.
Nao esquecam que seu corpo vai agradecer uma atividade fisica, que com certeza lhe fara bem em TODOS os sentidos(cabeca, corpo e mente), se nao gostas de academia, ande pelo menos 3 vezes por semana.
Depois farei outro post falando como me alimento, com que, meus "truques" meus dribles com "aquela" fome louca fora de hora e com a TPM etc etc enfim, meus dia a  dia e minhas preferencias.
Essa  rotina, vai ser pro resto da minha vida,  nao considero uma dieta, nem acho sacrificante, apenas mudei meu habito alimentar, que era super errado... "me reeduquei".
E acreditem!!! Comendo a cada 3 horas, pequenas porcoes, conseguir reduzir meu intestino(acho!!!), nao consigo comer muito, mesmo estando com fome...

12 comentários:

  1. adorei gó!ja estou fazendo isso e estou adorando!
    bjosssssssssss
    mande mais dicas viu

    ResponderExcluir
  2. Ixi! Sou ruim para comer menina!
    Mas adorei o post!
    beeeeeeeeijos
    rachelfelix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lo, que bom que vc aderiu "vida saudavel" pra sua vida... Da tanta leveza ao nosso dia a dia...

    xx

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou do post minha querida Rachel!!!

    xx

    ResponderExcluir
  5. Gorete minha querida, que post maravilhoso! O mundo ta engordando a cada dia, onde nos vamos parar se nao tomarmos uma atitude ja? Acho que voce ta certissima, tem que cortar os erros e adotar uma postura saudavel pro resto da vida, tenho certeza que fara bem em todos os aspectos.
    Aos poucos estou entrando nessa.
    Temos que nos sentirmos bem com nos mesmas e com o espelho.
    Beijo grande, adorei o post.

    Carol Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc Carol, vivo fora do Brasil ha 2 anos, e quando vejo as fotos de pessoas q deixei magras, estao todas gordas, o que ta acontecendo? Perderam o amor proprio? Ou acham legal nao se cuidar? Gente, vamos acordar, se cuidar. Morro de pena, principalmente das meninas e meninos tambem novos.
    AMEI O POST

    Cynthia Xavier Dias - Miami

    ResponderExcluir
  7. Nao fico nua na frente do meu marido, mas tenho preguica de comecar uma dieta, isso me faz comer mais e mais. Odeio me olhar no espelho.
    O que faco?

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc Carol, por isso temos que nos movimentar eh agora... se nao a tendencia eh piorar...

    xx

    ResponderExcluir
  9. Oi Cyntia,
    Tambem vivo fora ha 5 anos e sinto e vejo a mesma coisa.
    O que sera que ta acontecendo??? Sempre me pergunto issso...
    xx

    ResponderExcluir
  10. Gorete,
    Concordo plenamente com você e faço exatamente isso: quando abuso num dia , puxo o freio no outro, alem de fazer muita ginastica!
    Bj
    Andrea

    ResponderExcluir
  11. concordo 100% com vc. ninguém pode viver a vida inteira de dieta, tb tenho aversão à palavra. a gente tem que aprender a viver bem comendo tudo o que desejar, na medida do possível (às vezes tem que resistir à uma tentação aqui outra ali).
    eu sempre tive bons hábitos alimentares, mas depois de parar de tomar antidepressivo engordei muito por conta da ansiedade. quando decidi fazer "dieta" percebi que na verdade o problema não era o que eu comia, e sim a quantidade que eu estava comendo - por pura ansiedade, comia porções cada vez maiores. aí diminuí as porções e se sentia fome nas entre-refeições comia uma fruta ou tomava um iogurte. hoje já não sinto necessidade de comer em quantidades grandes.
    é como vc disse: reeducação sim, dietas malucas não. :)
    beijos, parabéns pelo post
    mari

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari,
    Tks pelo comentario...
    Esqueci desse detalhe q vc mencionou, o que engorda eh a quantidade(calorias) e nao o que se come. Mas tem um detalhe, temos que comer com qualidade, pois somos o que comemos. Qdo nao temos qualidade na alimentacao, o resultado refletira no cabelo, pele, corpo etc etc

    xx

    ResponderExcluir